Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra

“É a força do poder político”, diz ruralista amigo de Bolsonaro preterido para Agricultura

“É a força do poder político”, diz ruralista amigo de Bolsonaro preterido para Agricultura

O ruralista Luiz Antonio Nabhan Garcia, 60, era cotado para assumir o ministério da Agricultura no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), mas viu nesta quarta-feira (7) o amigo de quase três décadas anunciar a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) para o cargo. 

Nabhan Garcia e BolsonaroPresidente da UDR (União Democrática Ruralista), ele afirmou em entrevista ao UOL que a líder da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) da Câmara foi um “apoio de última hora” – no primeiro turno, ela chegou a ser cogitada para o posto de vice do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), candidato da coligação do DEM – e falou que o anúncio é uma “frustração” para a base produtora rural que apoiou Bolsonaro.

“Apoiei Bolsonaro desde o início. Nunca fui um apoio de segundo turno”, destacou o pecuarista, que organizou a primeira viagem do então candidato após o início oficial da campanha, um tour pelo interior de São Paulo iniciado por Presidente Prudente (SP), terra natal de Nabhan. Na avaliação dele, venceu a “força do poder político”.

O pecuarista diz esperar que o governo cumpra a promessa de pôr fim à “velha política”, mas fez questão de lembrar que desde a pré-campanha Bolsonaro alertou que iria escolher para a pasta alguém indicado pela “base produtora”.

Na semana passada, Nabhan foi até a casa de Bolsonaro no Rio levar o nome do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) como indicação do setor para o ministério.

Nabhan foi u dos poucos convidados por Bolsonaro a viajar com ele no avião da FAB que levou o presidente eleito e sua comitiva do Rio para Brasília, na última terça-feira, para sua primeira rodada de atos oficiais desde as vitórias nas urnas. Até esta quarta, ele era presença frequente ao lado de Bolsonaro em aparições públicas. Agora, diz ele, vai cuidar das fazendas que mantém no Mato Grosso.

Fonte: UOL

Tereza Cristina é delatada por R$ 103 mil, deputada de MS também é sócia da JBS em fazenda de Terenos

Deputada federal Tereza Cristina recebeu em doação da JBS e consta em delação do grupo

A deputada federal Tereza Cristina (PSB) foi citada na delação dos executivos da JBS pelo recebimento R$ 103 mil. A parlamentar também é proprietária do Confinamento Santa Cristina na Fazenda Santa Eliza, utilizada pelo Grupo JBS para confinamento de gado no município de Terenos.Tereza Cristina 1

Atualmente, a JBS possui sete confinamentos no Brasil. Dois deles estão instalados em Goiás, dois em São Paulo, um em Mato Grosso e dois em Mato Grosso do Sul, com capacidade estática total para 196 mil animais por ano. Em Mato Grosso do Sul, as unidades estão instaladas em Terenos, na Fazenda Santa Cristina e Fazenda Sonho Real, com capacidade estática para 52 mil cabeças, podendo confinar até 75 mil animais por ano.

Apesar da fazenda Santa Eliza e Confinamento Santa Cristina não aparecer na lista de bens de Tereza Cristina, ela aparece como proprietária do empreendimento em diversas reportagens feitas pela imprensa especializada e também em lista de prestadores de serviços.

Em um documento do Ministério de Agricultura das propriedades autorizadas para exportar Carne Para união Europeia, Tereza Cristina e o Grupo JBS aparecem como  sócio proprietários da fazenda Santa Eliza. Em vídeo do grupo JBS, a Fazenda Santa Cristina aparece como Confinamento I exclusivo do Grupo JBS.

Tereza Cristina foi secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo da gestão do ex-governador André Puccinelli. Na delação do sócio da JBS Wesley Batista é citado esquema de distribuição de propina para o governo de Puccinelli em troca de incentivos fiscais pela redução da alíquota do ICMS.

A reportagem do TopMídiaNews entrou em contato com a deputada Tereza Cristina, entre ontem e hoje, mas não obteve resposta.

Fonte: Top Mídia News