Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra

Bolsonaro apoia aprovação de projeto que acaba com dívidas do Funrural

Bolsonaro apoia aprovação de projeto que acaba com dívidas do Funrural

Bolsonaro apoia projeto que acaba com o passivo do Funrural, o qual será votado no início de 2019

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, vai se empenhar para que o Congresso Nacional aprove, em 2019, o projeto de lei que concede perdão total das dívidas acumuladas por produtores rurais e agroindústrias  com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Segundo o Tesouro Nacional, o montante do débito é de R$ 17 bilhões, mas entidades do setor, como a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), garantem que o valor é menor.

A informação, antecipada pelo AGROemDIA no último dia 12, foi confirmada ao jornal Valor Econômico pelo futuro secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antônio Nabhan Garcia.

“Conversei com o Bolsonaro esses dias, na Granja do Torto, e ele garantiu que vai cumprir sua promessa de campanha de que faria tudo para resolver o problema do Funrural, e resolver está muito claro o que é: aprovar a lei que isenta o pagamento retroativo”, disse Garcia, segundo a edição desta sexta-feira (21) do Valor Econômico.

Durante a campanha, Bolsonaro gravou dois vídeos defendendo o projeto de anistia aos débitos da contribuição previdenciária. Num deles, ele assegurou: “Nós devemos agora rever essa lei [do Funrural], não pagando o retroativo num primeiro momento.”

Em outro vídeo, o presidente eleito disse não ser justo que o governo penalize o agronegócio com mais impostos e que “estamos juntos nessa briga contra o Funrural”.

Confira abaixo o vídeo em que Bolsonaro defende o fim do passivo do Funrural:

Fonte: Agro em Dia