Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra

CPI do FUNRURAL é pedida por produtores diante de impasse

CPI do FUNRURAL é pedida por produtores diante de impasse

Por Antonio Pinho

O fim do passivo do Funrural era uma das promessas de campanha do presidente Bolsonaro. Havia a espectativa da votação do PL 9252, do deputado Jerônimo Goergen, ainda no primeiro semestre de 2019. Este PL propõe uma solução a este impasse que se arrasta desde 2017.

Houve por parte do governo em propor um projeto substitutivo ao do deputado Goergen que traria a mesma solução proposta no PL 9252.

Os meses passaram, o primeiro semstre acabou, e até agora não tem havido sinais que apontam para uma solução do problema do suposto passivo do Funrural. Esta demora tem causado grande insatisfação entre os produtores rurais, que começam a articular um movimento por uma CPI do Funrural.

“Está se formando uma CPI para investigar o caso Funrural. Vamos desvendar o que está por trás do maior golpe jurídico da história do país?” publicou, em suas redes sociais, Jeferson Rocha, integrante do Brasil Verde e Amarelo, movimento de produtores rurais.

Segundo o site Agro em Dia, “os produtores voltaram a se mobilizar nos últimos dias, depois de uma trégua em apoio às reformas da Previdência e tributária. Há entre eles a impressão de que os entraves às negociações estão fora do Palácio do Planalto – principalmente em relação à proposta de remissão do passivo do Funrural –, em áreas como a Receita Federal, por exemplo. Aliás, segundo relatos de agropecuaristas, a Receita intensificou a cobrança do retroativo do Funrural, aumentando ainda mais a revolta do setor e o temor de perda de acesso ao crédito agrícola.”