Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra

Indígena diz que as queimadas na amazônia são feitas por ONGs

Indígena diz que as queimadas na amazônia são feitas por ONGs

Por Antonio Pinho

Tem circulado na internet o vídeo abaixo de uma mulher indígena afirmando que as queimadas na Amazônia são provocadas por ONGs como retaliação ao governo Bolsonaro.

Não há como afirmar a veracidade desta denúncia. Mas, é muito estranho que se crie uma polêmica internacional, na qual o Brasil foi feito de vilão e maléfico devastador de selvas, justamente logo após o governo Bolsonaro não querer mais acordo com o Fundo Amazônia.

Isso fez muitos pensarem – e a denúncia desta indígena só faz aumentar as suspeitas – que as queimadas podem ser provocadas pelas próprias ONGs que atuam na Amazônia, numa medida para sabotar o atual governo brasileiro, que tem como meta retirar os recursos e o poder das ONGs na Amazônia. Extensas áreas da região norte do Brasil, na forma de reservas indígenas e ambientais, são praticamente entidades autônomas, onde quem manda não é o Estado Brasileiro, mas o império das ONGs.

Verdade ou não, promover tamanho estardalhaço na mídia envolvendo as queimadas é uma forma de corroer interna e externamente a imagem do atual governo. O fato é que não há aumento das queimadas, o que aumentou foi sua divulgação. Com isso se constrói a ideia de que o atual governo é inimigo do meio ambiente. E quem seria amigo do meio anbiente e do Brasil? Certamente não as bilionárias ONGs internacionais, que até então tinha livre acesso ao Brasil, atuando de norte a sul. Mas com foco principal na Amazônia, e por coincidência ou não, nas áreas mais ricas em minérios.