Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra

Andaterra reunirá lideranças do agro para planejar 2020

Andaterra reunirá lideranças do agro para planejar 2020

Por Antonio Pinho

A Andaterra convida todas as lideranças do setor agropecuário interessadas, como as que integram o Movimento Brasil Verde e Amarelo, para uma reunião que ocorrerá no próximo dia 20, segunda-feira, de janeiro. 

O objetivo deste evento é reunir as lideranças do agro que juntas traçarão um plano de ações para atual ano, bem como as pautas que serão defendidas pelo Movimento Brasil Verde e Amarelo. Jeferson Rocha, diretor jurídico da Andaterra, em vídeo de convite à reunião (veja aqui), cita como exemplo de pautas para discussão a reforma tributária, venda de terras para estrangeiros, a questão da securitização, sem esquecer da remissão do passivo do Funrural, pauta chave do movimento desde o início, e que foi promessa de campanha do presidente Bolsonaro, mas que ainda não teve um desfecho favorável aos produtores.

Umas das pautas de destaque certamente será o tema da securitização. Esta tem sido um das grandes demandas dos produtores rurais, que atualmente encontram-se desamparados, sofrendo prejuízos imensos por conta de questões climáticas como as secas.

Os bancos não têm renegociado as dívidas agrárias, chegando a apreender maquinário sem qualquer tentativa prévia de negociação, como foi o caso denunciado pela Andaterra em nota oficial contra o banco CNH, que apreendeu as máquinas de um produtor. Na ação houve violência e o produtor foi ameaçado por um homem armado, como mostram imagens gravadas no momento (confira aqui). Este é um caso emblemático que evidencia a falta de uma política de securitização para o agro. E o Movimento Brasil Verde e Amarelo traçará nesta reunião que ações serão tomadas para reverter o atual cenário de insegurança financeira em face de imprevistos prejuízos advindos de eventos climáticos.

Confira abaixo o contive e na sequência o vídeo contive no canal da Andaterra no YouTube:

Andaterra reunião 2020