Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra

“Eles estão desesperados pra calar a boca da gente”, afirmou Abraham Weintraub

“Eles estão desesperados pra calar a boca da gente”, afirmou Abraham Weintraub

Por Antonio Pinho

Em um de seus últimos atos públicos, o agora ex-ministro da educação, Abraham Weintraub, visitou na manhã do último domingo, dia 14, o chamado “acampamento do agra”, que ficava ao lado do prédio do Ministério da Agricultura, na Esplanada dos Ministérios. Nesta ocasião, Weintraub fez duras críticas aos seus opositores. 

O ex-ministro também fez uma forte defesa da Liberdade de expressão, algo que os inimigos do governo Bolsonaro estão tentando destruir com o ilegal inquérito das fake news w com a lei que visa criminalizar a divulgação de fake news. Vários analistas veem neste projeto de lei um gravíssimo atentado a liberdade de expressão, pois se dará um poder total às agências de checagem. Serão estas agências que dirão o que é verdade ou não.

Ora, numa democracia, este papel de julgar que notícias merecem crédito e quais não cabe ao público, e não a agências de checagem. É o público que reconhece quais reículos de informação merecem credibilidade. Jornais e revistas que prestarem melhores serviços terão mais credibilidade e mais assinantes. Não podemos relegar este papel ao estado ou a agências certificadas por agentes do estado. Isso seria um golpe portal contra a democracia e contra a liberdade de expressão. A aprovação desta lei daria início a implantação no Brasil de um estado policial ao estilo chinês.

Confira abaixo as declarações de Abraham Weintraub em defesa da Liberdade de Expressão:

Inscreva-se do canal da Andaterra no YouTube