PIB agropecuário cresce 13,4%: a maior alta em 21 anos

A alta de 13,4% no período em relação aos três meses anteriores foi o principal fator que puxou a produção nacional no período, segundo dados do IBGE

O crescimento da produto interno bruto (PIB) agropecuário no primeiro trimestre de 2017 é o maior em 21 anos. O setor  teve alta de 13,4% no período em relação aos três meses anteriores, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. O resultado  é a segunda maior alta da série histórica iniciada em 1996, superado apenas pela alta de 23,8% no 4º trimestre de 1996.

O bom desempenho no setor foi o principal responsável pela alta de 1% do PIB no trimestre. O resultado encerrou uma série de oito semestres consecutivos em queda na comparação com o trimestre anterior.

Segundo analistas, o resultado do setor agropecuário foi impulsionado pela safra recorde no setor. “Enquanto tudo deu errado no ano passado – teve o El Niño, por exemplo – agora tivemos a ‘tempestade perfeita’ no sentido positivo. E o agronegócio no Brasil está ficando muito sofisticado”, avalia Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra.

Fonte: Revista Veja

Produtor rural, associe-se à Andaterra – Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra.

andaterra logo

Posted in Sem categoria

Next Post

Produção de etanol a partir do milho tem grande potencial de crescimento no Brasil

Seg Jun 5 , 2017
Forte produtor do combustível a partir da cana-de-açúcar, fabricação de etanol de milho no Brasil é alternativa para a alta produção do cultivo no país, segundo Ministro da Agricultura