Revolução Farroupilha, impostos e Funrural – Jeferson Rocha

Por Jeferson Rocha*

A Revolução Farroupilha, deflagrada em 20 de Setembro de 1835, foi a forma com que os produtores rurais rio-grandenses, demonstraram a sua indignação, a sua revolta e o seu descontentamento contra a abusiva taxação do Charque.

O estopim da revolução foi a sanha arrecadatória que inviabilizava a produção nacional, somada a concorrência desleal do charque uruguaio que pagava apenas 4% de imposto, enquanto o nacional, rio-grandense, era taxado em 25% pela Coroa.

Que a história desses bravos combatentes, sob a liderança de  Bento Gonçalves, Antonio de Souza Neto, Domingos de Almeida e tantos outros, nos sirva de inspiração para lutar, hoje, com a mesma garra, com a mesma força, com a mesma coragem e virtude, com que foram travadas as batalhas de outrora, a fim de que derrotemos a injustiça do Funrural além de toda a carga tributária abusiva, predatória e errática, da mesma forma rotunda e surpreendente com que Neto esmagou os contrários na Batalha do Seival!

Camaradas! Gritemos mais uma vez:
Viva a República Rio-grandense!
Viva a independência! Viva o Agro brasileiro!

Campos Novos, 20 de Setembro de 2019.

Jeferson da Rocha

Jeferson Rocha foto oficial 1

Posted in Sem categoria

Next Post

Tramita no Senado o Fim da lei Kandir e agro reage

Ter Set 24 , 2019
Por Antonio Pinho Está em tramitação no Senado uma proposta de emenda a Constituição (PEC nº42/2019) que prevê o fim da Lei Kandir. Esta medida tem potencial para grande impacto negativo sobre o agro.